Paraná Pesquisas: diferença de Lula Bolsonaro cai para 4,7 pontos

Destaque

Levantamento divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisas ontem mostra disputa acirrada entre Lula e Jair Bolsonaro  

Foto: José Cruz/Agência Brasil e Mateus Bonomi/Agif – Agência de Fotografia/Estadão Conteúdo

Por Sílvia Pires 

Levantamento divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisas ontem mostra disputa acirrada entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente se mantém na liderança, com 41,7% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, com 37%. A diferença entre os dois candidatos é de 4,7 pontos. 

Na última pesquisa, realizada pela instituição no começo de agosto, Lula tinha 41,1% das intenções, e Bolsonaro, 35,6%. A variação dos candidatos não ultrapassou a margem de erro, que é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. 

Ciro Gomes (PDT) continua na terceira posição, com 7,3% dos votos. Em seguida, Simone Tebet, candidata pelo MDB, com 3,6%. Os demais presidenciáveis não alcançaram 1% das intenções de voto. Outros 4,1% dos eleitores declararam não saber ou não responderam. Os votos brancos e nulos totalizaram 6%. 

A pesquisa ouviu 2.020 pessoas, de 162 municípios brasileiros, no período entre 19 e 23 de agosto de 2022. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-03138/2022. 

Pesquisa estimulada de intenções de voto: 

Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 41,7% 

Jair Bolsonaro (PL): 37% 

Ciro Gomes (PDT): 7,3% 

Simone Tebet (MDB): 3,6% 

Pablo Marçal (Pros): 0,4% 

Vera (PSTU): 0,2% 

Felipe d’Avila (Novo): 0,3% 

Leonardo Péricles (UP): 0,1% 

Soraya Thronicke (União): 0,1% 

Eymael (PDC): 0,1% 

Roberto Jefferson (PTB): 0,1% 

Sofia Manzano (PCB): 0,1% 

Lula também está na frente do candidato do PL na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados. O ex-presidente tem 30% das intenções de voto e Bolsonaro 26,5%. 

Na última pesquisa, o petista tinha 30,5% das intenções, enquanto Bolsonaro 26,9%. A variação dos presidenciáveis na pesquisa espontânea também não ultrapassou a margem de erro. 

No total, 33,3% dos entrevistados não sabem ou não responderam em quem irão votar, enquanto 5,9% declararam voto nulo ou branco. 

Fonte: Estado de Minas 

Deixe uma resposta