Papagaio come milho, periquito leva a fama…

Transporte Escolar

Na Bahia, a entrega de ônibus escolares adquiridos pelo governo federal para os municípios, são entregues pelos governadores e seus deputados aliados. Na prática, isto não ocorre, vez que o mandatário estadual prefere escolher a dedo quais os deputados que se encarregarão de tais entregas dos ônibus.

Na região oeste da Bahia, a deputada Jusmari, em festa promovida na vizinha cidade de Baianópolis, entregou à Prefeita Jandira Xavier um ônibus escolar, cerimônia prestigiada com  a presença do Governador Rui Costa, pelo Senador Jaques Wagner, do seu marido Oziel Oliveira.

O estranho em toda essa “farra eleitoral”, é que o Ministro da Cidadania, semana passada, por exemplo, noticiou que o governador Rui Correria, muitos deputados distribuíram, em nome do governante estadual, diversos ônibus escolares, para atendimento às demandas das escolas públicas, em vários municípios da Bahia.

É bom frisar, que os ônibus foram adquiridos pelo governo federal, através do programa FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, criado para suprir as demandas do ensino fundamental do país.

Na Bahia, todavia, é uma prática comum, que seus governantes façam a entrega de tais ônibus, através dos deputados das várias regiões do Estado, mas seria de bom alvitre ressaltar que tais transportes são adquiridos pelo governo central.

Um dos líderes do governo Bolsonaro, Ministro da Cidadania, João Roma, garantiu que tais Ônibus foram adquiridos com recursos federais e disponibilizados aos governos estaduais, para suprir a deficiência do Transporte estudantil.

Há outra demanda referente a tratores e máquinas agrícolas, também recebidos pelo governo estadual oriundos do governo central, que estão em grande quantidade armazenados pelo governo baiano e que só serão entregues quando este julgar conveniente.

Bom seria, para resolução dessa anomalia, que o próprio governo federal criasse um sistema de entrega capaz de erradicar tais procedimentos, evitando assim comentários dos que hoje entregam tais bens, que querem aparecer como favorecedores da classe estudantil.

Itapuan Cunha

Editor

Deixe uma resposta