OMS pede que Europa volte a adotar restrições contra Covid

COVID19

EUROPA VOLTARÁ  A TER RESTRIÇÕES À COVID

Michael Ryan, diretor de emergências da OMS Foto: EFE/ Salvatore Di Nolfi/Archivo

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (12), o diretor de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, classificou como “intensa” a transmissão do coronavírus na Europa. Em sua avaliação, dificilmente os países não terão de voltar atrás nas medidas de flexibilização.

– Na Europa, agora temos uma transmissão intensa. Quanto mais intensas as interações sociais e quanto mais ocorrerem em lugares não ventilados, sem uso de máscaras, maior será o risco, principalmente nos países de baixa cobertura vacinal – declarou Ryan.

Na última semana, o continente relatou dois milhões de novas infecções, além de 27 mil óbitos pela doença. O número de mortes corresponde a mais da metade de todos os falecimentos ocorridos no mundo no mesmo período.

Tedros Adhanom, diretor-geral da entidade, afirmou que a doença tem se espalhado sobretudo em áreas da Europa Oriental, onde há menor cobertura vacinal. Mas há crescimento também nos países da parte ocidental, com maior índice de vacinação.

– As vacinas não substituem a necessidade de outras precauções. Não são vacinas ou…, são vacinas e… Nenhum país pode simplesmente vacinar para sair da pandemia. Com a combinação certa de medidas, é possível que os países encontrem o equilíbrio entre manter a transmissão baixa e suas sociedades e economias abertas – reforçou.

Deixe uma resposta