Quando o Guaíba voltar ao seu leito natural, quando as chuvas abandonarem o castigo que estão impondo ao povo gaúcho, tudo de pior pode ainda acontecer. Limpar as ruas e casas e afastar os detritos causados pelas enchentes, se tornará por si só um desafio hercúleo para essa gente.
Reconstruir o que foi destruído necessita de também reconstruir a confiança que essa gente precisa receber de seus governantes. Um fator indispensável para que no futuro tamanho desastre possa ser no mínimo minimizado. Mesmo porque o que houve em 1941 e foi desprezado pelas autoridades, causou o desastre que hoje mobilizou e comoveu um país inteiro.
As doenças que após cada enchente inevitavelmente aparecem, precisam ser combatidas com urgência máxima. Demonstrando que infelizmente, por mais esforço que se possa dispensar, muitas vítimas ainda poderão surgir e o número de mortes irá por cento aumentar se esses fatores não forem considerados.
Isso também demandará desses governantes um plano emergencial inteligente e eficiente para que as consequências, possam ser contidas com o máximo de esforço e objetividade. Uma tarefa que precisa ser encarada completamente desvinculada de ideologias e de paixões políticas.
Civis estão mobilizados com tudo que dispõem para resgatar vítimas, levar alimentos e fornecer o indispensável abastecimento de água potável. Essa movimentação voluntária que demonstra o amor e o respeito solidário por essa gente ainda é insuficiente devido a extensão do desastre. Requerendo com máxima urgência que isso seja coordenado pelas autoridades e que um plano emergencial seja imediatamente elaborado e colocado em prática.
Nos encontramos estarrecidos com a imensidão do desastre e com a incapacidade de supormos de que forma ou maneira deveremos nos unir para minimizar as inevitáveis consequências futuras, que poderão advir. Portanto a tarefa precisa ser encarada por esse governo com prioridade máxima.
A pandemia não nos derrotou por completo, mas nos concedeu lições que essa geração jamais haverá de esquecer. Não permitam que a incompetência, as narrativas e as paixões politicas nos desviem dos propósitos fundamentais para combatermos mais esse desastre. O valente povo gaúcho espera por todos nós!
Guto de Paula
Redator da Central São Francisco de Comunicação, divulgado pelo Blog do Itapuan, Facebook, Youtube, Zap e por todos os que amam o Brasil.