Abertas as urnas, revelado seu conteúdo, todos saberão de pronto quais os escolhidos para a nova composição da Câmara de Vereadores de Barreiras e quem, pela maioria de votos conferidos, vai ocupar o almejado cargo de gestor.
Enquanto isso não acontece, os movimentos, as composições, suposições e expectativas estão em plena agitação. Pelas novas regras eleitorais essa campanha é muito curta se comparada a tantas outras no passado.
Lá não era proibido proporcionar “showmícios”, uma prerrogativa de efeito contraditório e de certa forma enganador, pois se o artista ou banda convidada tinha relevância e aceitação, os pró e os contra, conviviam e se deliciavam na mesma praça. Era, pois, difícil identificar se realmente houve sucesso, o antagonismo na praça simplesmente não existia.
Também as regras de conduta não eram tão rígidas e quem tinha “farinha do saco”, distribuía dentaduras, óculos, tijolos, cimento e até pagava contas de energia. Quando muito prometia coisas mirabolantes como isenções de passagens para estudantes e coisas dessa natureza. Muita coisa valia, pouca coisa era proibida.
Hoje a coisa ficou diferente, mesma assim mini “showmícios”, ainda acontecem ao arrepio da lei, todavia com as mesmas características e propósitos de demonstração de força.
Muita gente, se acotovelando, gritando palavras de ordem enquanto pelas beiradas o povo que só veio observar, saborear o lanche oferecido e tomar decisões independentes.
Apenas após a abertura das urnas e no irremediável dia seguinte, todos irão tomar conhecimento do que a maioria decidiu.
Se você acha pouco, faça uma breve reflexão e leve adiante a proposta que considera mais séria e entre de fato nessa campanha, o futuro é tão seu quanto dos políticos que almejam o poder.
Guto de Paula Redator da Central São Francisco de Comunicação divulgado pelo Blog do Itapuan, facebook, yortube, zap e por todos que amam esse Brasil.