Verdade que não estamos em tempo de política, muito menos de eleição. Ocorre, todavia, que sempre vivenciamos momentos políticos, até mesmo no nosso cotidiano, quando debatemos assuntos a ela ligados, a “marvada” da política, ou da politicalha, como queiram denominá-la.
Ouvimos comumente que há muitas pessoas que foram bafejadas pela sorte, quando conseguiram amealhar amizades e recursos, para tirarem proveito de cargos para os quais se elegeram, ou mesmo através das chamadas “boquinhas”, onde milhares hoje vivem num mar da tranquilidade, sem ter preocupações.
Iguais aos que não tiveram muitos dos sortudos.
É a velha história, de que o “sol não nasce pra todos”, como diz o velho adágio popular. A sorte não contempla muitos, apenas quem foi bafejado por ela.
Ontem, no Fala Barreiras, o meu vizinho e amigo Osmar das Virgens (nome invejado, não é?) produziu uma matéria política relatando possíveis nomes de pretensos candidatos a ocupar o trono na nossa Prefeitura, ou melhor, a poltrona ocupada pelo gestor João Batista.
Matéria que evidencia o quanto o cargo é almejado por tantos, alguns sem ao menos dar um passo concreto para realizá-lo, por falta de prestígio ou mesmo capital político, algo que muitos não enxergam.
A matéria na qual o homem que é das “virgens” assevera que a muitos falta o traquejo que possa justificar sua pretensão, pois exige de todos um cabedal de conhecimentos, dentre os quais conhecimentos gerais sobre administração, condução das inevitáveis concessões, acordos e nomeações da equipe de trabalho e gerir com eficiência o interesse da coletividade e, com boa vontade defender a sociedade e, até os que ousarem enfrentá-lo.
Matéria que evidencia o quanto o cargo é cobiçado por muitos, alguns sem sequer dar um passo para concretizar seu sonho, pois lhe faltam sequer o traquejo para comandar uma prefeitura como a nossa, o que exige um cabedal de conhecimentos a quem ousar pretendê-lo. Imagina ganhando… A simples vitória de quem a alcança sem a necessária experiência, poderá até levá-lo à loucura, ou, quando nada, dividir a responsabilidade com espertos assessores, gente bem treinada e sempre aguardando uma oportunidade semelhante.
Vejo que na lista divulgada pelo Fala Barreiras, há somente doze interessados pela disputa, com possibilidade de ainda surgirem outros. Um número acima da média, é evidente, mas que, pelo menos nas prévias, não é considerado grande, mas que certamente diminuirá com o andar da carruagem, no encerramento da campanha, quando serão nominados os reais candidatos.
Portanto, vamos nominar os interessados, apenas nominá-los, para conhecimento da população, que de ante mão fará sua escolha. Ou não, deixará para o dia da eleição.
São eles:
01 – Carmélia da Matta
02 – Otoniel Nascimento
03 – Vereadora Dra. Graça
04 – Ex-vereador Jorge Figueiredo
05 – Vice-Prefeito atual, Émerson Cardoso
06 – Deputado Estadual Eures Ribeiro
07 – Tito Marques Cordeiro, e3x vereador em duas ocasiões e Deputado Federal
08 – Nilza Martins, do PT, Ex-vereadora e ex-vice-prefeita
09 – Comandante Rangel
10 – Danilo Henrique
11 – Melchisedec Neves
12 – Jusmari Terezinha, ex-prefeita
Até que os partidos se organizem, realizem suas convenções, nomeiem seus candidatos e promovam suas alianças e suas convenções, muito água ainda correrá por debaixo da ponte.
Nós, o povo barreirense, estaremos atentos à marcha dos acontecimentos e com a esperança de que, quem sair vitorioso, trabalhe com denodo para resolução dos nossos problemas, que não são poucos.
Itapuan Cunha
Comentarista da Política