NOSSA POLÍTICA

Destaque

A política barreirense ainda está morna, mas a tendência é que, com o “andar da carruagem”, seus principais atores comecem a aparecer, naquela que será uma campanha de muitos pretendentes ao “trono”, ora ocupado pelo senhor João Barbosa.

Fala-se que muitos serão os que planejam disputar o cobiçado cargo, prenúncio de que teremos uma disputa árdua e, por isso mesmo, com custo bastante elevado.

Dentre os que poderão se habilitar ao posto maior do nosso município, mesmo que haja desmentidos, é voz corrente que são os seguintes:

  1. – A combativa vereadora Carmélia da Mata, a mais destemida e corajosa oposicionista ao atual gestor, sob todos os aspectos;
  2. – O ex-deputado Carlos Tito, uma liderança com bom espaço no nosso cenário político, que já apareceu com destaque em várias pesquisas para a próxima eleição;
  3. – A ex vice-prefeita Karlúcia, ainda militante do MDB, também pretende ser candidata, acreditando na força do seu partido;
  4. – Também ouvimos rumores de que a vereadora Dra. Graça, campeã de votos em várias eleições, para Câmara de Vereadores, seria também pretendente ao cargo em disputa;
  5. – Também a ex-deputada Jusmari Terezinha é uma pretendente natural ao cargo, mas fala-se na possibilidade de desistência, pois jogaria todo o seu prestígio no apoio ao seu marido, Oziel Oliveira, que deseja novamente ser deputado federal.
  6. – Há, ainda, a possibilidade de termos um chamado “candidato estrangeiro”, o deputado estadual mais votado na região oeste, o sr. Eures Ribeiro, de Bom Jesus da Lapa.
  7. – Não há, pelo menos aparentemente, notícias sobre lançamento de candidato do governo municipal. De início falava-se que o atual vice-prefeito seria o escolhido, porém não mais enxergamos se ainda está de pé essa assertiva.

Fala-se na possibilidade de surgimento de outra candidatura, ou outras, vez que Barreiras, a cidade líder do Oeste, colocará em posição de destaque na política estadual, aquele que será o escolhido (a) como nosso prefeito.

A política, porém, sempre apresenta nuances contrárias ao nosso modo de ver as coisas. As situações poderão mudar radicalmente e, como num sopro, tudo mudará.

Verdade é que, como diz o velho adágio, ainda há muita água a correr por debaixo da ponte, com a possibilidade do surgimento de outras candidaturas e, como não poderia deixar de ser, o desfazimento da vontade de outros pretendentes.

No entanto, pelo sim, pelo não, será uma batalha difícil para quem aspira ser nosso alcaide.

Quem acompanha, como eu, pela TV Câmara, as reuniões da nossa Câmara de Vereadores, percebe que hoje a situação é de normalidade, mas, quando acontece pronunciamento da vereadora Carmélia da Mata, o panorama muda completamente, pois surgem acusações que, se comprovadas, poderão criar um sério transtorno ao nosso alcaide João Batista.

Mesmo sendo minoria acentuada na Câmara, cria-se um turbilhão de acusações aos atos administrativos, onde o prefeito tem assegurada maioria, mas seus liderados não o defendem e ficam calados. Também são acusados alguns secretários, mas esses também não se defendem!!!

Vamos, então, acreditar que o imponderável é uma marca constante na política. Tudo que falamos acima, a qualquer momento pode mudar.

Itapuan Cunha

Editor

Deixe uma resposta