Quase tudo ou quase nada pode advir dos bastidores, contudo haverá sempre a possibilidade da suposição se materializar, porque nos meandros da politica o inesperado sempre acontece. Isso se deve principalmente aos jogos e interesses que justificam a busca incessante e até insana na perpetuação ou no estabelecimento do poder.
No caso específico de Barreiras, onde os conchaves naturais determinam ao eleitor a possibilidade de escolha com um numero reduzido de opções, para que a disputa seja polarizada entre apenas dois ponteiros, a tentativa de eliminar, desprestigiar os demais candidatos é pública e notória. Muito embora isso aconteça em todos os recantos do país, onde a máquina do poder respaldada na ignorância politica do eleitor, estabelece as regras e impõe sua vontade.
A pretensão natural imposta no propósito de que apenas os “poderosos” participem do pleito, tenta eliminar por antecedência qualquer outra composição que se alvore na campanha.
E assim candidatos que representam uma proposta de mudança real, são banidos do processo para que o vício da continuidade se perpetue. Torna-se corriqueiro difundir que irão desistir por “supostamente” entenderem que é inútil persistir.
Isso tem acontecido por muitas e muitas vezes, onde nomes de relevância, mas sem passado político, sem compromisso em conchaves, sem o “rabo arrarado” com o poder, são sumariamente descartados. Tudo porque o povo precisa se restringir a escolher o que nos meandros da politicagem é tecido, costurado e imposto.
A coragem e a determinação dos que correm por fora do sistema, precisa e deve persistir, pelo menos para demonstrar que novas alternativas estão mostrando a cara e se apresentando para os eleitores que não pretendem se tornarem cumplices de novos desmandos.
Que querem Barreiras sobre nova ótica onde as necessidades fundamentais garantidas por Lei, possam de fato servir o povo sem qualquer discriminação. Sem a necessidade de apadrinhamento, onde apenas os escolhidos recebem os privilégios, porque a maioria votou iludida na proposta da mesmice ou nos interesses de seu próprio umbigo.
Acordem eleitores e eleitoras! Barreiras não pode nem deve retroceder!
Guto de Paula
Redator da Central São Francisco de Comunicação, divulgado pelo Blog do Itapuan, Facebook, Youtube, Zap e por todos os que amam o Brasil.