Cooperativa de filiado ao PT recebeu R$ 200 mil para compra de carros
Deputado Nikolas Ferreira (PL – MG) Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) tomou a iniciativa de protocolar, no Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS), uma notícia-crime contra um repasse do governo federal para uma cooperativa.
A ação cita Edegar Pretto, filiado ao PT, e seu irmão Adelar Pretto, que é coordenador estadual do MST naquele estado e um dos sócios da Terra Livre.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) destinou R$ 200 mil à cooperativa Terra Livre que comercializa alimentos produzidos pelos trabalhadores sem-terra.
Nikolas baseou a denúncia em uma reportagem da Gazeta do Povo que comunicou o repasse que seria utilizado para a compra de automóveis para a cooperativa.
– Os valores foram repassados no dia 31 de março do corrente ano a título de termo de fomento, que na prática é um mecanismo de parceria entre a Administração Pública e organizações da sociedade civil com objetivo de viabilizar ações de interesse público – explica o parlamentar na notícia-crime.
E continua:
– Se tais notícias forem verídicas, têm-se que os cofres públicos sofreram um rombo em prol de prestar suposto auxílio à cooperativa ligada ao irmão de membro do governo Lula e por seus interesses pessoais, o que por si só, comprova a ilegalidade da destinação dos valores.
Nikolas pede ao MP que faça uma apuração sobre os fatos para que, posteriormente, os envolvidos em eventuais fraudes possam ser punidos.
PLENO.NEWS