Não teremos o voto impresso.

Voto Impresso

Nani Humor: VOTO ABERTO

Afirmando que o sistema de votação é seguro, mesmo com assertivas em contrário de “conhecidos e competentes hackers”, o presidente do TSE, LUIZ ROBERTO BARROSO, fincou pé na sua defesa do atual sistema de votação.

Não se entende, também, porque tantos políticos, principalmente os que nos governaram antes, se  alinharam  pela manutenção do antigo sistema. Foram contra, sim senhor, porém jamais declinaram os motivos de suas preferências.  

Os contrários (os pelo voto impresso), então, desconfiam dessa estranha preferência. O cidadão comum, então, fica bestificado com uma defesa tão redundante.

A desconfiança é a de que, não havendo a impressão do voto, sempre fica a dúvida na confiabilidade nas atuais urnas, se boas, como afirma o Ministro, ou se más, como proclamaram os que levantaram a bandeira do voto impresso.

Pelo sim, pelo não, tudo indica que a eleição será pelo sistema arcaico, que por sinal, desde que foi implantado, produziu muitos políticos de pouca expressão e, até, reprovou alguns que honravam seus mandatos. Coisas da política, dizem.

Mas, de uma coisa podemos ficar certos, a intransigência de muitos políticos pelo sistema antigo, nos deixa uma dúvida atroz: será que vai valer a pena, ou o Ministro está com a razão?

Confirmaremos, então, seguramente, qual resultado dos que temem tanto o voto impresso! Medo, ou uma nova derrota aposentará muitos e deixará o campo aberto para uma nova geração, que impulsionará o progresso desse imenso e promissor país, o Brasil?

Muitos aplaudem, outros lamentam, e poucos são indiferentes, porém no conceito das nações politicamente desenvolvidas, a reprovação pela Câmara dos Deputados do chamado voto auditável, não deixa de ser um retrocesso.

Em toda essa pendenga, boa parte dos brasileiros estranha – pois isto jamais aconteceu – da incisiva participação de Ministros da Suprema Corte brasileira, como o Ministro que preside o TSE, Luiz Roberto Barroso, nas discussões sobre a pendenga, até ameaçando o presidente Bolsonaro de processá-lo, fato que frustrou os defensores do voto impresso.

Itapuan Cunha                                                     

Editor

Deixe uma resposta