Nesta terça-feira (25 de maio), o Ministério da Saúde realizou a transferência de recurso financeiro para o custeio de 1.127 leitos de Unidades de Terapia Intensiva Covid-19 para 24 municípios da Bahia, incluindo o município de Barreiras. A liberação foi publicada no Diário Oficial da União de hoje.
Por determinação do Presidente da República, os municípios baianos foram contemplados com mais R$ 54 milhões de reais, referente ao mês de maio de 2021. O investimento varia de acordo com o número de leitos contemplados em cada município do estado.
As cidades baianas beneficiadas com os recursos são: Alagoinhas (8 leitos); Barra (10); Barreiras (40); Camaçari (10); Eunápolis (20); Feira de Santana (73); Guanambi (10); Ilhéus (61); Irecê (10); Itaberaba (20); Itabuna (30), Jacobina (20), Jequié (29), Juazeiro (30), Lauro de Freitas (20), Paulo Afonso (10); Porto Seguro (20); Remanso (10); Salvador (569); Seabra (12); Serrinha (20); Teixeira de Freitas (15); Valença (10) e Vitória da Conquista (70).
Cabe ressaltar que ao longo do mês de maio, o deputado federal Tito participou de diversas audiências e reuniões no Palácio do Planalto, em que fez apelos pela ampliação de leitos no Hospital do Oeste e pela abertura de leitos de UTI para o Hospital Eurico Dutra, em Barreiras, em prol da população dos 35 municípios da região.
“Tenho feito gestões permanentes no Ministério da Saúde com o objetivo de fazer com que a nossa região seja atendida com mais recursos e novos aparelhos respiradores e insumos, para auxiliar os profissionais de saúde na guerra contra o coronavírus, considerando que os casos graves têm aumentado a cada dia. Não estamos medindo esforços para cumprir com o nosso dever”, sinalizou o deputado Tito.