Presidente também mencionou “herança maldita” dos governos anteriores
Imagem mostra multidão em frente a Câmara dos Deputados da Argentina. (Foto: reprodução youtube)
Deborah Sena
Em seu discurso oficial de posse, o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, afirmou que não haverá ‘retorno’ para o contexto histórico que levou a Argentina ao caos econômico.
“Não há retorno. Hoje encerramos décadas de fracasso e disputas sem sentido. Hoje começa uma nova era na Argentina, era de paz e prosperidade, de conhecimento e desenvolvimento, de liberdade e progresso”.
O presidente argentino também fez menção à ‘herança maldita’ recebida pelos governos anteriores. “Nestes dias muito se falou sobre a herança que vamos receber. Que fique claro, nenhum governo recebeu uma situação pior do que estamos recebendo.”
Em menção à educação do país, o libertário disse que os jovens argentinos têm dificuldades básicas de interpretação textual e outras deficiências. Segundo ele, a situação atual diverge da história do país, que foi o primeiro “a acabar com o analfabetismo no mundo”.
Sobre a saúde, Milei disse que o sistema está ‘colapsado’ e que a situação da Argentina é “crítica e de emergência”.
Milei também se comprometeu a resgatar a fé dos argentinos na política. “Logo veremos os frutos do nosso esforço. […] Nem tudo está perdido. Sabemos que os desafios são enormes, mas nossa capacidade para superá-los também”.