Colunista do jornal O Globo vê no presidente um temperamento muito difícil para exercer a função
Merval Pereira Foto: Reprodução/YouTube Academia Brasileira de Letras
O colunista Merval Pereira, do jornal O Globo, se mostrou irritado com a conduta do presidente Lula (PT) em sua publicação deste domingo (14), intitulada Lula Enfezado.
O jornalista criticou a postura desagregadora do petista, quando deveria seguir o rumo oposto, “apaziguar os ânimos para que o país possa recuperar sua energia, consumida há anos nessa disputa de ‘nós contra eles’”.
O modo como o presidente se referiu aos organizadores do Agrishow de Ribeirão Preto, os chamando de “fascistas” e “maus-caracteres”, despertou indignação em Merval, que viu em sua intemperança um “demonstrativo do seu estado de espírito, enfezado, agressivo e ressentido com ‘as elites’”.
– E permite que seja chamado de “senil”, como fez um vereador da região – disse o cronista.
Merval destacou a habilidade que Lula tinha em reorganizar situações adversas com seu poder de convencimento e credibilidade, virtudes no presidente que remetem mais ao seu passado, pregresso aos escândalos de corrupção.
– Quando tinha poder para controlar as crises com sua oratória, ao mesmo tempo que levava a massa para onde queria, tudo ia bem para Lula, que se convenceu de que era “o cara” quando o então presidente Barack Obama assim o aclamou em uma reunião internacional de líderes. Com o surgimento dos escândalos de corrupção, Obama arrependeu-se – pontuou.
PLENO.NEWS