Membros de partidos aliados de Jerônimo criticam falta de articulação do governo

Destaque

Foto: Rafael Martins / GOVBA

Com quase seis meses de governo, Jerônimo Rodrigues (PT) tem sofrido com críticas de membros dos partidos de sua base aliada. Ao Bahia Notícias, lideranças de legendas que compõem a gestão relataram que o governador, apesar de prometer diálogo, não tem cumprido com as promessas de conversas com as siglas que estão na base do governo e participaram de sua campanha à gestão estadual de 2022.

A insatisfação em torno do governador advém tanto em relação a articulações para projetos do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) quanto na indicação para cargos na gestão. A avaliação das lideranças é de que Jerônimo, mesmo no início de mandato, já poderia ter aberto mais diálogos com os partidos da base para definir estratégias do governo.

Os deputados da base citaram, principalmente, o projeto de reajuste linear de 4%, aprovado na última terça-feira (16) mesmo com protestos das categorias do funcionalismo público. Os parlamentares estaduais afirmaram ao Bahia Notícias que o governo poderia ter dialogado com a base, a fim de traçar estratégias para a matéria, mas também para encontrar um meio termo na porcentagem.

Em relação ao espaço no governo, a insatisfação tem como origem, principalmente, o PV. O partido tem sinalizado o sentimento de “distanciamento” das decisões da gestão estadual, além de terem sido preteridos nos cargos almejados no primeiro e no segundo escalão de Jerônimo Rodrigues.

Recentemente, os verdes foram preteridos na Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), após anúncio de que o vereador Henrique Carballal (PDT) assumiria a presidência da CBPM. Na semana passada, inclusive, o PV teria se encontrado com Jerônimo para discutir novos espaços no governo. Ainda não há informações sobre o resultado do encontro.

Em entrevista ao podcast Projeto Prisma, o deputado federal Ricardo Maia (MDB), indicou que o governador estaria “atrasado” nas discussões em torno da contemplação de espaços no governo. Na oportunidade, o parlamentar disse que ainda aguarda uma reunião com Jerônimo.

“Estou aguardando o nosso governador Jerônimo me convidar para dialogar sobre o espaço de governo. Se você olhar todos os cargos de todos os escalões, o que achar de escalão aqui no governo do estado eu não tenho nenhuma indicação. Eu acredito que o governador Jerônimo está um pouco atrasado nessa discussão. Todos os territórios estão pedindo essa resolutividade política”, disse Ricardo Maia.

BAHIA NOTÍCIAS

Deixe uma resposta