Ex-ministro do STF esteve na posse do colega no comando do Tribunal Superior Eleitoral
O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello criticou o discurso de Alexandre de Moraes, novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Perdeu esta sofrida República, perdeu o Brasil”, disse, em entrevista ao jornal O Globo, publicada na terça-feira 16. “Que tristeza. Com muita dor, fui testemunha do nefasto acontecimento.”
Durante o pronunciamento na noite de ontem, Moraes defendeu as urnas eletrônicas e prometeu um combate “implacável” da Corte às supostas fake news contra o sistema eleitoral. O novo presidente do TSE ainda afirmou que a interferência da Justiça sobre as eleições “será mínima”, mas que ela não permitirá “abusos do direito à liberdade de expressão”.
“É costume o anfitrião receber com tapete vermelho os convidados, especialmente o dirigente maior do país”, observou Marco Aurélio Mello. “O discurso do empossado foi agressivo, em nada contribuindo para o almejado entendimento.” Antes de deixar o STF, Mello e Moraes trocaram muitas farpas.
Ao longo de seus 31 anos como ministro do STF, Marco Aurélio Mello ficou conhecido por ter posicionamentos únicos, não alinhados a nenhum grupo dentro da Corte. Mello costumava divergir dos colegas nos mais diversos temas e ganhou a alcunha de “o ministro do voto vencido”.
Em sua última sessão do STF, o então ministro manifestou apoio aos nomes de André Mendonça, que acabou sendo escolhido, e Augusto Aras para sua vaga na Corte.
REVISTA OESTE