Lula viaja para a Índia sem ter visitado a Região Sul após ciclone

Destaque

Ausência de Lula no Rio Grande do Sul motivou questionamentos nas redes sociais

Lula viajou para a Índia sem passar pela Região Sul Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpriu sua agenda de compromissos oficiais nesta quinta-feira (7) sem ir ao Rio Grande do Sul, onde a passagem de um ciclone deixou ao menos 41 mortos até a manhã desta sexta-feira (8).

Na tarde desta quinta, Lula iniciou viagem rumo à Índia, onde participa do encontro do G-20, grupo das 20 maiores economia do mundo. Mais cedo, o presidente esteve no desfile de 7 de Setembro, em Brasília, em comemoração à Independência do Brasil. A ausência de Lula no Rio Grande do Sul motivou questionamentos nas redes sociais.

O governo federal enviou ao estado os ministros Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional; e Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom). Em publicação na rede X, antigo Twitter, Lula afirmou que o vice-presidente Geraldo Alckmin, e o ministro da Defesa, José Múcio, estão de prontidão para ir pessoalmente ao estado caso seja necessário.

Na última quarta (6), Lula telefonou ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), para colocar o governo federal à disposição para enfrentar a crise. Em publicação no X, o petista disse que Góes e Pimenta fariam o sobrevoo do local.

O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional reconheceu estado de calamidade pública em 79 cidades gaúchas. O ato facilita a transferência de recursos para atender a crise. Segundo a pasta, a partir de agora os gestores podem solicitar recursos emergenciais e verba para reconstrução da área destruída.

*AE

Deixe uma resposta