China é o principal parceiro comercial do Brasil desde 2009, e governo quer diversificar a relação com o país
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve levar em sua comitiva, 240 empresários em viagem oficial à China no fim do mês, de acordo com o Itamaraty. Entre eles, 90 ligados ao agronegócio. A viagem dos empresários não será custeada pelo governo brasileiro. Ao menos 20 parlamentares e ministros também irão à Pequim — estes com dinheiro público.
A China é o principal parceiro comercial do Brasil desde 2009. Por isso, Lula em sua primeira viagem ao hemisfério oriental, vai tentar reforçar os laços com o país comunista em busca de novas oportunidades de mercado para o país. O Brasil quer vender mais itens industrializados, e não se concentrar somente em commodities, como soja e minério de ferro.
A viagem oficial de Lula deve ocorrer entre os dias 26 e 31, como havia sido informado anteriormente. De acordo com a gente oficial divulgada, no dia 28 Lula deve se encontrar com autoridades chinesas e com o presidente Xi Jinping. No dia 29, a comitiva brasileira participa de um seminário empresarial.
Político que irão à China
A Câmara dos Deputados foi comunicada pelo Planalto que 20 parlamentares integrarão a comitiva do presidente Lula em sua viagem à China, entre os dias 26 a 30 de março deste ano. As despesas serão pagas com verbas da públicas do Parlamento. Fazem parte da lista de integrantes:
- Arthur Lira (PP-AL);
- Fausto Pinato (PP-SP);
- Carlos Zarattini (PT-SP);
- Vander Loubet (PT-MS);
- Luiz Fernando Faria (PSD-MG);
- Gutemberg Reis (MDB-RJ);
- Zeca Dirceu (PT-PR);
- Daniel Almeida (PC do B-BA);
- Eduardo da Fonte (PP-PE);
- Júlio César (PSD-PI);
- Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP);
- Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL);
- José Guimarães (PT-CE);
- Alex Manente (Cidadania-SP);
- André Figueiredo (PDT-CE);
- Fábio Macedo (Podemos-MA);
- Fred Costa (Patriota-MG);
- Jandira Feghali (PC do B-RJ);
- Luís Tibé (Avante-MG);
- Túlio Gadelha (Rede-PE);
Viagens ao exterior
A primeira viagem internacional de Lula foi à Argentina e ao Uruguai, em janeiro, quando prometeu destinar, via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), US$ 700 milhões para um gasoduto argentino. No início de fevereiro, Lula foi aos Estados Unidos, onde se encontrou com o presidente norte-americano, Joe Biden.
A próxima viagem do petista deve ser a Portugal, entre os dias 22 e 25 de abril.
REVISTA OESTE