Deputada federal e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann (PR). (Foto: Wilson Pedrosa/ABr).
PT quer trocar apoio por relatoria do Orçamento
Com poucas chances de abiscoitar a vice-presidência da Câmara, já prometida ao PL, o PT tenta trocar apoio a Hugo Motta (Rep-PB) pela relatoria do Orçamento 2026, palco de vários escândalos de corrupção. Hoje o relator da Comissão Mista de Orçamento é o senador Angelo Coronel (PSD-BA), mas o próximo será um deputado. Para 2025, o PT quer controlar os recursos do Tesouro e apitar sobre a destinação do dinheiro público em 2026, ano em que Lula (PT) pode tentar reeleição.
Café esfriando
O sonho de facções do PT, de empurrar a decisão para janeiro, esbarra em Arthur Lira (PP-AL), que quer a solução logo para destravar a pauta.
Chapa encorpada
Lira anunciou apoio a Hugo Motta. PP e Podemos seguiram na mesma linha, além do Republicanos, partido do paraibano. Somam 108 votos.
Terreno na lua
Correm atrás do PT Elmar Nascimento (União-BA) e Antonio Brito (PSD-BA). Prometem a vice-presidência e até “isolar o PL” na Câmara.
Assim não dá
Petistas também cobram alternativa ao projeto da anistia, tramitando na Câmara. Ou morre na gaveta do arquivo ou fim do perdão generalizado. O ex-vice-presidente Michel Temer já propôs uma “anistia modulada”.
PT sem prefeitos
O deputado Evair de Melo (PP-ES) comemorou a derrota do partido de Lula nas eleições capixabas. “Só confirmando e relembrando”, provocou, “nenhum prefeito petista eleito no Espírito Santo! Esse é só o começo”.
E quarentena pra ladrão?
Projeto do deputado Bacelar (PV-BA) impõe quarentena de cinco anos para que militares e policiais possam se candidatar a mandatos eletivos. Quarentena para ladrões do dinheiro público, que seria bom, nada.
Notícias do autoritarismo
Assim como em outras ditaduras disfarçadas, na Rússia foi a vez de o Google ser multado. A multa, impagável, ultrapassou US$2,5 decilhões. Em reais, seriamR$14.421.491.892.250.000.000.000.000.000.000.000. Tudo porque o Youtube bloqueou canais do regime de Vladmir Putin.
Rota de extinção
O Psol de Guilherme Boulos lançou 210 candidatos a prefeito nas eleições de 2024, não elegeu um sequer. O PT de Lula, por exemplo, elegeu só 252 dos 1.412 candidatos lançados.
Imunidade ainda existe
Instituto tão desrespeitado em decisão do STF, a imunidade parlamentar foi usada para livrar a deputada Erika Hilton (SP), que não é do PL e sim do Psol, de queixa-crime por acusar Michelle Bolsonaro de sumir com um cão. A decisão foi do ministro Luiz Fux. A ex-primeira-dama vai recorrer.
Apostas
No PT, sobe e desce a cotação sobre a quem o partido vai apoiar para suceder a Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara. Hoje, o menos provável é Elmar Nascimento (União-BA), sabotado pelo PT baiano.
Agenda
A prometida reunião de Lula com os governadores para falar sobre segurança pode finalmente acontecer. A intenção, se Lula não mandar um ministro no lugar, como de outra vez, é que ocorra na segunda (4).
Pensando bem…
…Maduro ficou azedo.
DIÁRIO DO PODER – COLUNA DO JORNALISTA CLÁUDIO HUMBERTO