“Há pouca probabilidade que dê certo”, disse o economista
O ex-presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, alertou que Lula (PT) está repetindo a política econômica do governo Dilma Rousseff (PT). O ex-ministro da Fazenda de Michel Temer (MDB) falou sobre as trapalhadas petistas em entrevista à GloboNews.
– Aparentemente, ele [Lula] está seguindo agora aquilo que foi exatamente o que aconteceu no governo Dilma. Há pouca probabilidade que dê certo – disse Meirelles, que presidiu o BC nos dois primeiros mandatos de Lula.
O economista sinalizou que Lula está repetindo discurso ultrapassado de que, com juros mais altos, a economia não crescerá e contou sobre as pressões que sofreu do chefe de Executivo quando comandava o BC.
– De fato, algumas vezes ele se aborreceu. Queria que eu tomasse alguma medida em relação à taxa de juros e eu explicava que não era possível. (…) Ele me dizia: “Meirelles, mas se agora você não baixar a taxa de juros, o Brasil não vai crescer” – revelou.
Lula e sua equipe têm disparado críticas constantes contra a independência do BC e seu respectivo presidente, Roberto Campos Neto, e a taxa de juros elevada. Mas em vez de colaborar, essas falas assustam o mercado financeiro e prejudicam a economia brasileira rotineiramente.
PLENO.NEWS