Previsão é que o petista deixe o hospital no início da próxima semana
Lula Foto: Walterson Rosa/Ministério da Saúde
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já caminha com o auxílio de um andador e iniciou os exercícios de fisioterapia em seu quarto depois de ter sido submetido, nesta sexta-feira (29), a uma cirurgia no quadril e nas pálpebras, segundo informaram seus médicos neste sábado (30).
– [Lula] passou a noite estável, caminhou pela manhã e realizou sessões de fisioterapia – afirmou o boletim médico.
Lula foi submetido a uma artroplastia total de quadril, ou seja, a substituição das articulações do quadril por próteses, para corrigir problemas na cabeça do fêmur direito causados por uma osteoartrite e que lhe causavam dores permanentes, cada vez mais fortes. O presidente reclamava das dores que dificultavam sua mobilidade desde a campanha para as eleições de outubro de 2022.
O chefe da equipe médica que o atendeu, Roberto Kalil Filho, afirmou que o presidente aproveitou a anestesia geral da operação no quadril para fazer simultaneamente uma cirurgia plástica nas pálpebras, conhecida como blefaroplastia, para remover o excesso de pele ao redor dos olhos. Após a internação, Lula terá de continuar a recuperação no Palácio da Alvorada.
Segundo a Presidência, esse processo exigirá entre três e quatro semanas, prazo em que o presidente poderá despachar normalmente e não precisará delegar responsabilidades ao vice-presidente Geraldo Alckmin. Depois de recuperado, Lula retomará sua agenda internacional com uma viagem prevista para o início de novembro, quando participará da COP28, que será realizada nos Emirados Árabes Unidos.
*AE