A realização do sonho da casa própria para cerca de dois mil maceioenses reuniu nesta sexta-feira (13), na capital alagoana, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o “JHC” (PSB), para a entrega de 500 casas do Programa Casa Verde e Amarela, do governo do presidente Jair Bolsonaro. No evento, no bairro mais populoso de Maceió, o Benedito Bentes, o secretário Nacional de Habitação, Alfredo dos Santos, afirmou que a entrega residencial é uma conquista da população.
“A sociedade brasileira entendeu as necessidades da população mais vulnerável e, hoje, vocês estão conquistando os seus imóveis. Então cuidem, usufruam e sejam muito felizes a partir de agora”, destacou.
O programa do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) entregou as novas unidades do Residencial Oiticica II, que recebeu o investimento federal de R$ 40 milhões, dos quais 97% foram repassados desde 2019.
Durante a entrega das chaves dos imóveis, Arthur Lira reforçou o compromisso com a população. “A gente vem trabalhando para aperfeiçoar o orçamento e dar mais condições para que o gestor público possa dirigir recursos para habitação. O Brasil ainda possui um déficit gigantesco nessa área e temos um papel importante de auxiliar essas pessoas a se livrarem do aluguel e dar a elas dignidade”, afirmou o deputado alagoano.
O prefeito de Maceió, JHC, destacou o trabalho dos gestores locais para que a política habitacional siga em crescimento na região.
“A política habitacional é um direito de todo cidadão brasileiro, mas a gente sabe que a realidade é bem diferente. Então, quando a gente já tem a marca de 1.500 apartamentos de março até agora, é motivo de muita alegria. É uma responsabilidade muito grande quando construímos complexos como esse, porque o poder público também tem que chegar perto e não podemos só entregar essas residências temos que trabalhar a dignidade dessas pessoas. E é isso que nós estamos fazendo, dando uma nova roupagem, uma nova cara a esses residenciais”, destacou o prefeito.
Sonho realizado
A doméstica Rosamaria da Silva, de 50 anos, foi uma das beneficiadas com a nova moradia. Ela conta as dificuldades que enfrentou e se emociona por conseguir receber as chaves da tão sonhada casa. “Para quem vive com um salário-mínimo, pagar aluguel é muito cansativo. A gente não vê o dinheiro render, então vive sempre no aperto. Agora eu tenho a minha casa e vou poder economizar o que gastava antes para usar em outras coisas que são da minha necessidade. Estou muito feliz”, contou.
A dona de casa Liz Tainara Castro, de 24 anos, esperava receber sua casa há cinco anos. Mãe de dois filhos, ela se emocionou ao contar como se sentiu ao entrar na casa nova. “É muito emocionante. Eu não tenho nem palavras. Só quem vive de aluguel e não tem condição é que sabe o sentimento que dá receber as chaves da sua casa. Os meus filhos vão ter a casa deles, vão ganhar o quarto mais aconchegante. E o melhor é saber que daqui ninguém nos tira, é nosso”, comemorou.
O residencial é composto por casas geminadas de dois quartos, com 44,9 m² e estrutura completa com água, esgoto, energia elétrica, pavimentação, iluminação pública e drenagem. Além disso, disponibiliza aos moradores quadra poliesportiva, parque infantil e áreas de lazer e ginástica. Há também uma creche, duas escolas e um posto de saúde próximos ao local. (Com informações da Comunicação do MDR e Secom Maceió)