Decisão foi tomada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região
Foto: Reprodução/Redes Sociais
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) confirmou nesta segunda-feira, 19, a saída da juíza Gabriela Hardt da 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pelos casos da Operação Lava Jato. Ela vai ser substituída pelo juiz federal Fábio Nunes de Martino, da 1ª Vara Federal de Ponta Grossa. Murilo Scremin Czezacki, da 2ª Vara Federal de Cascavel, foi nomeado para ser substituto da vara.
Gabriela tinha pedido remoção para Santa Catarina, em um procedimento interno do TRF-4, mas o pedido foi negado, porque um juiz com mais tempo de magistratura havia solicitado o mesmo posto. No entanto, o tribunal autorizou a magistrada a assumir a 3ª Turma Recursal do Paraná. A titular, Graziela Soares, foi convocada para atuar como auxiliar da Corregedoria Regional da 4ª Região.
Leia mais: “Saiba quem é o novo juiz da Lava Jato”
Substituta da 13ª Vara Federal, Gabriela estava no cargo desde maio, quando o titular da Vara, Eduardo Appio, foi afastado da função. Ele é investigado em uma representação protocolada pelo desembargador Marcelo Malucelli, do TRF-4. Appio teria telefonado para o filho do desembargador se passando por um funcionário do tribunal. A Polícia Federal passou a investigar o caso e um perito atestou que era bastante provável que a voz fosse do magistrado afastado.
Appio assumiu os casos da Lava Jato em fevereiro sob desconfiança e críticas, já que era um defensor de Lula, fez doação para campanhas petistas, inclusive de Lula, e usou a sigla “LUL22” como identificação no sistema eletrônico da Justiça do Paraná.
REVISTA OESTE