Ex-deputada se manifestou por meio das redes sociais
Janaina Paschoal Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Nesta quarta-feira (17), a ex-deputada estadual de São Paulo, Janaina Paschoal, usou o Twitter para criticar a cassação do mandato de deputado federal de Deltan Dallagnol (Podemos-PR). Segundo ela, “o mais pesado nesse caso” é saber que Deltan não desviou recursos públicos.
Ainda de acordo com a avaliação de Janaina, “depois desse caso, qualquer pessoa com potencial político pode ser podada”.
– O mais pesado nesse caso do Deltan é saber que ele não desviou recursos públicos, não recebeu de agentes privados para punir inocentes, nem para liberar culpados, mas foi cassado com base na Lei da Ficha Limpa, que raramente barra quem realmente comete crimes. Depois desse caso, qualquer pessoa com potencial político pode ser podada, mediante o simples expediente de propor processos administrativos vazios. Pesado, essa a palavra que não me sai da mente – comentou.
Nesta terça-feira (16), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, cassar o mandato de Deltan. O TSE julgou recurso que contestava a elegibilidade do parlamentar, em uma ação movida por partidos de esquerda que compõem a Federação Brasil da Esperança (PT-PCdoB-PV) no Paraná e, também, pelo PMN.
A ação contestava a legalidade do mandato de Dallagnol sob a alegação de que o parlamentar teria de ter sua candidatura impedida pela ficha limpa na época em que ocorreram as eleições; já que ele, enquanto procurador, tinha processos administrativos tramitando junto ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
A presidente do Podemos, Renata Abreu (SP), disse que fará recurso a instâncias superiores para reverter a decisão.
PLENO.NEWS