Israel x Hezbollah: Cessar-fogo entra em vigor nesta quarta

Destaque

Gabinete de Segurança deu sinal verde para o acordo mediado pelos Estados Unidos

Ataque israelense em Beirute Foto: EFE/EPA/WAEL HAMZEH

O cessar-fogo firmado entre Israel e o grupo xiita libanês Hezbollah entrará em vigor nesta quarta-feira (27), às 10h (horário local, 5h de Brasília), segundo aprovou o Conselho de Ministros israelense, de acordo com informações dos principais veículos de comunicação do país.

Depois que o Gabinete de Segurança – que reúne os principais ministros e as lideranças militares e de inteligência de Israel – deu sinal verde para o acordo, mediado pelos Estados Unidos, o Conselho de Ministros se reuniu e aprovou o cessar-fogo que entrará em vigor na manhã de quarta.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, anunciou nesta terça (26) que o Gabinete de Segurança aceitou o acordo de cessar-fogo de 60 dias, mas que Israel manterá a “liberdade de ação” se o Hezbollah violar o compromisso.

– A duração do cessar-fogo dependerá do que acontecer no Líbano, e manteremos total liberdade de movimento – declarou.

Poucas horas antes de o cessar-fogo entrar em vigor para pôr fim a uma escalada que se arrasta há mais de um ano e se agravou no final de setembro, Israel continua a bombardear pesadamente várias regiões no Líbano, especialmente Beirute, entre os ataques mais violentos desde o início do conflito com o Hezbollah.

As Forças de Defesa de Israel (FDI) confirmaram ataques nas últimas horas em Beirute, Sidon, Tiro e Bekaa, enquanto as sirenes antiaéreas também foram acionadas no norte de Israel devido aos bombardeios do Hezbollah.

*EFE

 

Deixe uma resposta