Grupo terrorista teria cerca de 500 quilômetros de túneis no total, mais que extensão do metrô de Londres
Forças de Defesa de Israel (IDF) Foto: EFE/EPA/HANNIBAL HANSCHKE Israel pretende alagar os túneis do grupo terrorista Hamas que estão sob a Faixa de Gaza para fazê-los deixar o território. A informação está em uma reportagem publicada pelo The Wall Street Journal nesta terça-feira (5).
Segundo o veículo americano, fontes do governo dos Estados Unidos teriam afirmado que o governo israelense montou um sistema que bombearia água do Mar Mediterrâneo da costa de Gaza e a utilizaria para alagar os túneis que, segundo o Hamas, têm cerca de 500 quilômetros de extensão no total, mais que o metrô de Londres.
O periódico diz que a estratégia pode ser concluída em questão de semanas e seria uma forma de expulsar terroristas que utilizam as passagens subterrâneas como esconderijo e até como bases para planejar novos ataques. O jornal informou que as Forças Armadas de Israel já construíram a primeira das cinco cadeias de bombas a partir da costa.
Segundo fontes citadas pelo The Wall Street Journal, cada bomba teria a capacidade de extrair milhares de metros cúbicos de água do Mediterrâneo por hora – o que, pelos cálculos do governo israelense, inundaria a totalidade dos túneis em semanas.
PLENO.NEWS