Israel diz ter desmantelado Hamas no norte de Gaza

Destaque

Na semana em que a guerra na terra santa chega a quatro meses, Exército israelense reafirma continuação dos ataques até destruição completa do grupo terrorista. Criança de três anos e dois jornalistas são assassinados

Jornalista da Al Jazeera é morto por Exército israelense. Seu pai, Wael Al-Dahdouh, editor da emissora, já perdeu outros dois filhos na guerra -  (crédito:  AFP)

Jornalista da Al Jazeera é morto por Exército israelense. Seu pai, Wael Al-Dahdouh, editor da emissora, já perdeu outros dois filhos na guerra – (crédito: AFP)

Em entrevista coletiva, o porta-voz do Exército israelense Daniel Hagari afirmou ter desmontado, no sábado, a infraestrutura militar do grupo terrorista Hamas no norte da Faixa de Gaza.

O militar garantiu que o grupo não opera mais de forma organizada na área, apesar de combates dispersos na região ainda serem esperados, já que militantes “sem estrutura e sem comandantes” ainda podem estar à solta. Segundo Hagari, as forças israelenses fortalecerão as defesas ao longo da fronteira e passarão a se concentrar no centro e no sul do território palestino.

O governo norte-americano tem pedido a Israel que encerre a ofensiva aérea e terrestre em Gaza e adote ataques mais direcionados contra os líderes do Hamas para evitar danos aos civis palestinos.

O porta-voz israelense, no entanto, reiterou que os ataques continuarão ao longo de 2024, dando coro às declarações do primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, que voltou a afirmar que a guerra não deve ser interrompida até que o Hamas seja eliminado.

O conflito entrou, ontem, no seu quarto mês sem mostrar quaisquer sinais de trégua, com novos bombardeios israelenses em Gaza e o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, em viagem ao Oriente Médio para tentar evitar uma conflagração regional.

Deixe uma resposta