O número de pessoas deslocadas internamente em Gaza ultrapassa 1,5 milhão
Parte da cidade de Gaza destruída Foto: EFE/EPA/MOHAMMED SABER
Israel disse que 50 mil palestinos deixaram nesta quarta-feira (8) o norte da Faixa de Gaza rumo ao sul através de um corredor humanitário estabelecido por seu exército.
A informação foi divulgada na rede social X, antigo Twitter, pelo COGAT, órgão do Ministério da Defesa israelense que controla assuntos civis nos territórios palestinos.
Junto com essa mensagem, a agência postou uma foto que parece mostrar uma caravana de palestinos caminhando.
Mais tarde, o porta-voz das Forças de Defesa israelenses, Daniel Hagari, confirmou em um discurso que “50 mil habitantes de Gaza foram para o sul, eles entendem que o Hamas perdeu o controle”.
A EFE relatou o deslocamento de milhares de pessoas nesta quarta-feira, algumas com as mãos erguidas ou carregando bandeiras brancas, que caminharam em direção à metade sul da Faixa de Gaza em meio à destruição causada pelos bombardeios israelenses.
As Forças de Defesa de Israel abriram um corredor há quatro dias através da estrada Sah al-Din, uma das principais vias do enclave.
O número de pessoas deslocadas internamente em Gaza ultrapassa 1,5 milhão (mais de dois terços de uma população de 2,3 milhões), dos quais 725 mil estão abrigados em instalações da ONU, 122 mil em hospitais, igrejas e outros edifícios públicos, 131 mil em escolas não pertencentes à ONU e o restante em casas de familiares.