Integrantes da CPI da Pandemia avaliam pedir depoimento por escrito de Bolsonaro

CPI DA COVID

Integrantes da CPI da Pandemia avaliam pedir depoimento por escrito de Bolsonaro

Integrantes da cúpula da CPI da Pandemia passaram a defender que o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), entre no rol de investigados pela Comissão Parlamentar de Inquérito e, como primeiro passo para consolidar a medida, avaliam pedir que Bolsonaro preste depoimento por escrito aos senadores. As informações são da CNN Brasil.

De acordo com a emissora, a equipe jurídica que auxilia o relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL), entende que o único impedimento da comissão em relação ao presidente é a sua convocação para prestar esclarecimentos presencialmente.

A cúpula da CPI da Pandemia costura um caminho para que, em breve, Bolsonaro seja instado a responder a uma série de questionamentos por escrito. Uma das preocupações dos senadores é garantir que, uma vez aprovado o pedido, ele não seja derrubado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Ainda conforme informações da CNN Brasil, entre os integrantes do STF, não há um consenso sobre a possibilidade de investigar o presidente da República, mas a avaliação é a de que, se for elencado como testemunha, Bolsonaro tem a prerrogativa de depor por escrito.

 

Deixe uma resposta