Teste de temperatura em uma escola de Bali, Indonésia Foto: EFE / EPA / MADE NAGI
A indonésia enfrenta sua pior onda de Covid-19 desde o início da pandemia. O colapso na Saúde está levando os indonésios a comprar grandes quantidades de ivermectina, um medicamento antiparasitário. Classificado pela população como “cura milagrosa”, o medicamento é defendido por muitos e rechaçado por outros no combate à Covid-19.
Com o aumento acelerado das vendas do fármaco, as drogarias no país asiático estão ficando desabastecidas.
– Não temos mais [ivermectina], porque muitos clientes vieram comprá-la – disse Yoyon, chefe de uma associação profissional de farmacêuticos na capital, Jacarta.
A alta procura também está refletindo nos preço do medicamento, que passou de 175 mil rúpias ($ 12) para 300 mil rúpias ($ 21).
A popularidade instantânea da ivermectina entre os Indonésios deve-se em grande parte a personalidades que propagam seu uso nas redes.
– A ivermectina é uma das chaves seguras e eficazes para acabar com a pandemia – garante Reza Gunawan, um profissional de Saúde holística de Jacarta, em sua publicação a seus 350 mil seguidores no Twitter.
Iman Sjafei, cofundador da Asumsi (uma empresa de mídia da Indonésia), chegou a testemunhar nas redes sociais que cinco de seus parentes se recuperaram da Covid com o medicamento.
– Talvez seja um placebo. Mas talvez seja verdade – comentou.
No mês passado, a Universidade de Oxford anunciou que está testando a ivermectina como possível tratamento de combate à Covid-19 na recuperação de casos não graves de Covid-19. Batizada de Principle, a pesquisa é financiada pelo governo britânico.
Na fase laboratorial, a pesquisa indicou que o medicamento resultou na redução da replicação do vírus, diz a universidade. Um breve estudo piloto mostra que o antiparasitário poderia diminuir a carga viral e a duração dos sintomas em pacientes com quadros leves da doença.
Pleno.News
Compartilhe essa matéria:
Relacionado