O cacique Adriel Kokama afirmou que as instituições estão faturando milhões e não estão fazendo nada em prol da Amazônia
Indígenas querem saber para onde foi o Fundo Amazônia. Foto: Reprodução/YouTube/TV Senado.
Mael Vale
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura picaretagens de Organizações Não Governamentais (ONGs) recebeu nesta terça-feira (27) no Plenário do Senado lideranças indígenas que denunciaram a atuação das instituições na Amazônia.
O cacique Adriel Kokama da região do Alto Solimões (AM) denunciou e questionou quem são essas instituições que usam o nome do território amazônico e falam em nome dos indígenas para receber dinheiro.
“Quem são essas instituições que recebem milhões para fazer social, dentro das comunidades indígenas, aonde elas estão? Isso que queremos saber […] Esses senhores e senhoras que dizem lutar por nós, pela Amazônia, pela floresta, pela fauna, essas instituições que buscam dinheiro da Europa e de outros países”, questionou Kokama.
Ainda narrando as falcatruas das ONGs, o cacique afirmou que essas instituições estão pegando o dinheiro recebido internacionalmente para ajudar a preservar a Floresta Amazônica e sequer estão contribuindo para a pauta em questão.
“Essas ONGs estão lá fora buscando recursos em prol da Amazônia e não contribuem em nada com a Amazônia e ainda falam em nome dos índios”, afirmou.
Ainda na CPI, Adriel Kokama questionou o motivo pelo qual os indígenas não podem extrair minério em suas terras.
“[…] Por que o Canadá, Os Estados Unidos e outros países podem tirar minério e outros recursos naturais e o Indígena não?” questionou.
Antes do cacique, o colegiado ouviu relatos de outros indígenas que questionaram inclusive para onde foi o dinheiro do Fundo Amazônia entregues as ONGs.
Veja abaixo os relatos que foram também compartilhados pelo presidente da CPI, senador Plínio Valério (PSDB-AM):
Quando foi instalada a CPI das ONGs?
A comissão foi instalada no dia 14 de junho no Senado Federal e tem como pauta investigar a transferência de recursos financeiros do governo federal para organizações não governamentais (ONGs).
Quem é o presidente da CPI das ONGs?
A CPI é presidida pelo senador que propôs a criação do colegiado, Plínio Valério (PSDB-AM).
Quem é o relator da CPI das ONGs?
O relator da comissão é senador Márcio Bittar (União-AC).
O que são ONGs?
São organizações sem fins lucrativos, caracterizadas por ações de solidariedade no campo das políticas públicas e pelo legítimo exercício de pressões políticas em proveito de populações excluídas das condições da cidadania.
DIÁRIO DO PODER