O presidente Jair Bolsonaro e o primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, conversaram nesta terça-feira.
A imprensa de Israel repercutiu a primeira conversa entre o presidente Jair Bolsonaro e o primeiro-ministro Naftali Bennett, recém-empossado na chefia do governo daquele país. A conversa ocorreu nesta terça-feira (13).
Durante a conversa, os dois fizeram convites um ao outro para visitas mútuas, segundo informou o Gabinete do Primeiro-Ministro ao jornal The Times of Israel.
O comunicado do Gabinete disse que Bolsonaro parabenizou Bennett pela formação de um novo governo.
Os dois líderes discutiram o fortalecimento das relações entre Israel e o Brasil “e concordaram em aprofundar os laços bilaterais e a cooperação em uma série de áreas, especialmente questões econômicas e de alta tecnologia”, disse o comunicado.
Bennett disse que saudou a recente eleição do Brasil para o Conselho de Segurança das Nações Unidas devido ao seu “apoio constante e duradouro a Israel na arena internacional”.
Bolsonaro convidou Bennett a visitar o Brasil “na primeira oportunidade”, disse o comunicado, acrescentando que o primeiro-ministro israelense retribuiu a oferta dizendo ao líder brasileiro que teria o prazer de recebê-lo na missão diplomática brasileira em Jerusalém, “cujo a abertura foi um primeiro passo histórico.”
Em uma de suas primeiras ações após vencer as eleições em 2018, Bolsonaro prometeu seguir o exemplo de seu modelo político, o então presidente dos Estados Unidos Donald Trump, e transferir a embaixada do Brasil em Israel de Tel Aviv para Jerusalém.
Em vez disso, no entanto, o país sul-americano abriu um escritório comercial na capital israelense em 2019, em um movimento caracterizado como um precursor para a abertura de uma embaixada na cidade.
Apoiante declarado de Israel, Bolsonaro cultivou laços estreitos com o agora líder da oposição Benjamin Netanyahu e era visto como um de seus principais aliados internacionais.