I Encontro da Visibilidade Autista de Barreiras marca o 2 de abril na Capital do Oeste

Destaque

“Informação gera empatia, empatia gera respeito”!

No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado neste 2 de abril, Barreiras deu um passo significativo na promoção da inclusão e da visibilidade das pessoas autistas. A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde através do Centro Especializado em Reabilitação Aníbal Barbosa Filho (CER II), além das secretarias de Educação, Agricultura e Tecnologia, e Meio Ambiente e Sustentabilidade e mais diversas instituições, realizaram o I Encontro da Visibilidade Autista de Barreiras, reunindo famílias, profissionais e representantes da sociedade civil para fortalecer o debate e disseminar informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A mobilização aconteceu na Praça Castro Alves e contou com a presença do prefeito Otoniel Teixeira e da primeira-dama Chaliny Matutino; além do secretário de educação, Jeferson Barbosa; secretária de Saúde, Larissa Barbosa, diretora do CER II, Fernanda Delgado; presidente da OAB Subseção/Barreiras, Barbara Mariane; reitor da Uninassau, Vladimir Ferreira; presidente da Associação de Mães dos Autistas (Amab), Ilciara Macedo; e a presidente da Associação dos Amigos dos Autistas de Barreiras e Região (AMA), Carla Fiães. Participaram ainda a diretora da Casa Otto Willy, Joyce Rasia; e os vereadores Valdemiro José e Díciola Baqueiro.

Para este primeiro encontro foi feita uma ampla campanha de publicidade, com vídeos produzidos pela Ôpa! Comunicação, panfletagem nos semáforos, standart em três rotatórias da cidade, e ainda, divulgação em painéis de LED em pontos estratégicos. Para a criançada, este 2 de abril foi marcado pela alegria com pipocas, atividades de pinturas faciais e educativas, reforçando o tema deste ano: “Informação gera empatia, empatia gera respeito”.

A secretária de Saúde, Larissa Barbosa, enfatizou a importância da união entre poder público e a sociedade para fortalecer as políticas voltadas à comunidade autista. “Este é o primeiro evento dessa magnitude em Barreiras para o 2 de abril, reunindo diversos setores para promover conscientização e avanços nas políticas públicas para pessoas autistas e suas famílias”, afirmou.

Durante o evento, a presidente da Associação de Mães dos Autistas (Amab), Ilciara Macedo, destacou a importância da data para ampliar a compreensão sobre o autismo e promover o respeito. “Ser mãe de uma pessoa autista é uma jornada de aprendizado e desafios diários. Nosso objetivo é sensibilizar a sociedade, garantindo que nossos filhos sejam vistos, respeitados e valorizados em sua singularidade”, ressaltou.

Panfletando junto às instituições e às famílias de autistas no centro de Barreiras, o prefeito Otoniel Teixeira reforçou o compromisso da gestão com a inclusão. “Estamos iniciando um movimento necessário e duradouro para dar visibilidade ao autismo. Nosso papel, como poder público, é garantir que essas famílias sejam assistidas na saúde, na educação e em todos os serviços essenciais. Este evento marca o início de um compromisso contínuo de Barreiras com a inclusão”, destacou o gestor.

A programação do evento segue no sábado (5), no Parque Natural Engenheiro Geraldo Rocha, a partir das 14h. Entre as atividades previstas estão banho de mangueira, rodas de conversa, piquenique em família, plantio de mudas, cortes de cabelo e diversas ações inclusivas, proporcionando um ambiente acolhedor para as crianças autistas e suas famílias.

Esse I Encontro da Visibilidade Autista conta com a parceria de diversas instituições, entre elas a Associação de Amigos dos Autistas de Barreiras e Região (Amab), a Casa Otto Willi Autista, o Centro de Atenção à Saúde Mental (Casm) e clínicas especializadas como Aprimorar Clínica Multidisciplinar, Stimulus, Casa Ser – Clínica Integrada, Psiconeuro e o Instituto de Fonoaudiologia Avançado da Dra. Fátima Oliveira. Também fazem parte do evento o Instituto Dr. Thayson Oliveira, o Centro de Estudo, Formação e Atendimento Educacional Especializado de Barreiras (Cefaee) da Secretaria de Educação, e o Instituto Luz Judô e Psicologia.

No campo educacional, a iniciativa conta com o apoio da Uneb e da Uninassau, além da presença da OAB/Barreiras e da Agência Ôpa!, que reforçam o compromisso com a conscientização e os direitos das pessoas autistas.

DIRCOM/BARREIRAS

Deixe uma resposta