O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) sediará, entre quarta (27) e quinta-feira (28), um workshop sobre uma nova tecnologia baseada em um processo minimante invasivo para tratamento de hiperplasia benigna de próstata (HBP).
O evento incluirá apresentação do procedimento, uso de simulador e cirurgias com a nova técnica, acompanhadas de especialistas de produtos desenvolvedora da tecnologia.
Também conhecida como aumento da glândula da próstata benigno, a HPB é uma patologia urinária comum em homens, especialmente aqueles com mais de 50 anos. Ela dificulta o ato de urinar, piorando a qualidade de vida de milhões de pessoas do sexo masculino em todo o mundo, sendo o primeiro motivo de visitas de homens a urologistas.
“O UroLift é um método endoscópico com o mínimo de intervenção, ou seja, pacientes que têm risco cirúrgico maior podem ser submetidos a esse procedimento”, explica Joabe Carneiro, médico urologista do HGRS e um dos coordenadores do evento.
O procedimento consiste na inserção do dispositivo através da uretra por uma bainha rígida sob visualização cistoscópica, para poder chegar à área da obstrução. Os lobos prostáticos que causam a obstrução são retraídos por pequenos implantes permanentes, inseridos através de uma agulha que sai do dispositivo de aplicação. Cada aplicador contém um Implante. Normalmente são posicionados quatro a seis implantes na próstata.
Durante o evento, segundo a gestão do HGRS, os participantes terão acesso à execução do procedimento. Dessa forma, pretende-se proporcionar experiência para os profissionais que nunca tiveram acesso a essa nova tecnologia.
BAHIA NOTÍCIAS