Aliados projetam Motta com mais votos do que Lira
A expressiva vitória de Arthur Lira (PP-AL), com 464 votos, no último mandato para presidente da Câmara pode ser superada, ao menos nas planilhas de votação que os deputados adoram passar de um lado para o outro com estimativas de voto. O provável sucessor de Lira, deputado Hugo Motta (Rep-PB), contam os parlamentares, deve ter 480 votos. Eventual sucesso de Motta também entra na conta do alagoano, que costurou praticamente candidatura única do colega paraibano.
Quase um w.o.
A vitória de Motta só não será por w.o porquê o Psol, com 13 deputados, vai lançar o Pastor Henrique Vieira (RJ). Se tudo der certo, terá 13 votos.
Tem a força
Pela habilidade de Lira, que pavimentou a candidatura de Motta, o governo Lula quer manter o deputado por perto, fala até em ministério.
Relax
Publicamente Lira já negou que vá assumir algum ministério. O que diz é que, findado o mandato na presidência, vai “descansar um pouco”.
CPI no forno
Já no dia da posse, a Câmara de São Paulo registrou três pedidos de CPIs, todas mirando a esquerda: duas miram o tema “invasão de propriedade privada” e outra as ONGs que atuam na Cracolândia.
Veja essa
Como todo mundo quer faturar algum com o 8 de janeiro, o PT prepara um ato em Araraquara (SP) para lembrar a quebradeira ocorrida em Brasília. A justificativa: era lá que Lula estava na hora do vandalismo.
Politicagem
Além de pedir a presença de todos os ministros no ato que está preparando para explorar politicamente o 8 de janeiro, Lula quer ainda a presença dos comandantes das Forças Armadas na cerimônia.
Alívio
O Itamaraty recebeu até com alívio a decisão de Edmundo González, reconhecido por parte do globo como vencedor das eleições da Venezuela, de não vir ao Brasil no tour que faz pela América Latina.
Faz o Z
A turma da zoeira na internet não levou muito a sério a candidatura de Gusttavo Lima para Presidência da República. Com humor, o pessoal do X lançou o nome de Zeca Pagodinho para rivalizar com o sertanejo.
Que nível
Virou uma baixaria a transição na prefeitura de Timon (MA). O eleito Rafael Brito (PSB) diz que a ex-prefeita Dinair Veloso (PDT) não facilita e até excluiu o perfil institucional da prefeitura no Instagram.
Orelha quente
Sidônio Palmeira nem assumiu a Secom e petistas já plantam discórdia com o nome do marqueteiro. Dizem que um irritado Fernando Haddad (Fazenda) credita a Palmeira a ideia de juntar o desastroso anúncio de corte de gastos com isenção do Imposto de Renda.
Mudança
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) perde este ano uma mulher na composição de ministros efetivos, sai a corregedora-geral Isabel Gallotti e entra Antonio Carlos Ferreira para a vaga na corregedoria.
Pergunta no Planalto
O governo Lula ainda está em recesso?
DIÁRIO DO PODER – COLUNA POLÍTICA DO JORNALISTA CLÁUDIO HUMBERTO