O governo federal iniciou a proibição da entrada de estrangeiros em voos com origem ou passagem pela Índia. A decisão, tomada 10 dias após a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foi confirmada através da publicação de uma portaria, em edição extra do Diário Oficial da União na noite desta sexta-feira (14).
De acordo com a portaria, a decisão foi tomada levando em consideração o impacto epidemiológico que a nova variante do coronavírus identificada na Índia pode causar no Brasil.
Devido à variante, nas últimas semanas, a Índia tem registrado recordes internacionais de contaminação, chegando a superar a marca de 900 mil infectados em apenas 24 horas.
No texto publicado, ainda foi mantida a proibição da entrada no Brasil de viajantes vindos do Reino Unido e da África do Sul, países que também identificaram variantes específicas do novo coronavírus.
A portaria foi assinada pelo ministro chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos; pelo ministro da Justiça, Anderson Torres; e pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.