Foto: Divulgação
O Governo da Bahia publicou, na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (13), a desapropriação de uma área de 2.965.862,34m² no município de Vera Cruz, localizado na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
De acordo com o documento, a medida é destinada à implantação de acessos viários à Ponte Salvador – Ilha de Itaparica.
Após viagem à China em abril, o governador da Bahia afirmou que as altas taxas de juros travaram o financiamento da obra por meio do governo. Jerônimo comentou que as companhias que compõem o consórcio disseram que as empresas devem buscar o presidente da China, Xi Jinping, para poder conseguir o financiamento e pagar taxas de juros menores do que as aplicadas no Brasil.
Diante do impasse para o início da intervenção, prometida há quase 15 anos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, em visita recente ao estado, que assegurou a Jerônimo a construção da ponte, além da chegada da BYD para ocupar a fábrica da Ford em Camaçari.
“Eu já falei para o companheiro Jerônimo: ‘se prepare que nós vamos fazer essa ponte Salvador-Itaparica ser construída, se prepare que vai vir indústria automobilística para o lugar da Ford aqui na Bahia’. E se preparem, porque vocês aqui da Bahia construíram uma geração de governantes que é exemplo para este país”, afirmou durante discurso em cerimônia de assinatura da Lei Paulo Gustavo, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves.
EMPRÉSTIMO DE R$ 3 BI
No final de março, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) revelou que o consórcio chinês composto pelas empresas China Railway 20 Bureau Group Corporation (CR20), CCCC South America Regional Company e China Communications Construction Company Limited (CCCCLTD), solicitou um empréstimo de R$ 3 bilhões que pode dar o ponta pé nas obras para a construção da ponte Salvador-Itaparica.
Em entrevista coletiva, o petista disse que o valor pode dar início a dragagem e a sondagem da ponte ainda nesse ano. “Nós estamos fazendo a captação de recurso, junto com o Banco do Nordeste, com o BNDES e inclusive com um banco chinês. A nossa expectativa é ir à China, sensibilizar dialogar, debater, porque nós temos boas condições de ainda esse ano iniciar a sondagem e a dragagem da ponte”, disse Jerônimo a jornalistas.
BAHIA NOTÍCIAS