Gleisi critica derrubada dos vetos pelo Congresso: “É lamentável”

Destaque

A deputada criticou a decisão de seus pares

Gleisi Hoffmann Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados

A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) criticou as decisões do Congresso Nacional que, nesta quinta-feira (140 derrubou dois vetos presidenciais.

O primeiro veto derrubado por deputados federais e senadores foi o Marco Legal das Garantias, uma das apostas do Ministério da Fazenda para destravar a concessão de crédito no país, aumentar o consumo das famílias e impulsionar o crescimento econômico.

Depois, os parlamentares derrubaram o veto do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao projeto de lei que prorroga a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia.

O terceiro veto derrubado foi o marco temporal para demarcação de terras indígenas. Desta forma, passa a valer a decisão da Câmara e Senado que haviam aprovado projeto definindo que só poderiam ser demarcadas terras ocupadas por indígenas até a promulgação da Constituição em outubro de 1988.

A presidente do PT criticou os dois últimos vetos. Para ela, as decisões do Poder Legislativo comprometem “políticas essenciais pra fazer o país crescer e o povo ter dignidade” e “ainda querem tirar direitos da comunidade indígena”.

– Perde o Brasil hoje com a derrubada dos vetos do marco temporal e do fim das desonerações pelo Congresso. Gastam em emendas exorbitantes, fazem benesses sem garantia de emprego, como vimos acontecer nos últimos anos, comprometendo políticas essenciais pra fazer o país crescer e o povo ter dignidade, e ainda querem tirar direitos da comunidade indígena. Querem né?! Porque o STF já decidiu que o marco é inconstitucional. De qualquer forma, é lamentável, tudo isso é – escreveu Gleisi Hoffmann, no X, antigo Twitter.

PLENO.NEWS

 

Deixe uma resposta