O petista falou sobre a média da diferença de ganhos entre os mais ricos e os mais pobres do mundo
Lula durante a abertura da Cúpula do G20 Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu aplicar impostos maiores aos mais ricos para reduzir a desigualdade social. A fala foi dita neste sábado (9), durante discurso na cúpula do G20, grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo e a União Europeia.
O petista falou em fazer com que as pessoas mais ricas paguem impostos proporcionais aos seus patrimônios.
– Como líderes das 20 maiores economias do mundo, é nosso papel fortalecer a capacidade do Estado de cuidar dos seus cidadãos. É preciso colocar os pobres no orçamento público e fazer os mais ricos pagarem impostos proporcionais aos seus patrimônios – disse Lula.
E continuou:
– Apesar de todos os esforços, nossa família está cada vez mais desunida. O que nos divide tem nome: é a desigualdade, e ela não para de crescer. Há dois séculos, a renda dos mais ricos era 18 vezes maior do que a dos mais pobres.
Lula se mostrou indignado com o aumento dos bens dos mais ricos, frente ao aumento da pobreza.
– Hoje, em plena quarta revolução industrial, a renda dos mais ricos é 38 vezes a dos mais pobres. Os 10% mais ricos detêm 76% da riqueza do planeta, enquanto os 50% mais pobres possuem apenas 2% – completou.
Diante deste cenário, ele fala na urgência de resgatar o espírito de solidariedade e buscar respostas para enfrentar os desafios econômicos.
PLENO.NEWS