O funeral de Papa Francisco começou neste sábado (26), na Praça de São Pedro, no Vaticano, com a presença de milhares de fiéis e autoridades internacionais. A estimativa é que mais de 200 mil pessoas compareçam ao evento, que também conta com a participação de dezenas de chefes de Estado. A cerimônia teve início às 10h, no horário local (5h no horário de Brasília), com a tradicional Missa de Exéquias, uma celebração dedicada aos fiéis falecidos. A missa está sendo concelebrada por 220 cardeais e 750 bispos e sacerdotes próximos ao altar, enquanto outros 4 mil padres acompanham a celebração na praça, junto aos fiéis.
Na sexta-feira (25), o caixão de Papa Francisco foi fechado em uma cerimônia restrita aos cardeais. O caixão, coberto por um Livro dos Evangelhos, está sendo carregado pelos Cavalheiros de Sua Santidade, uma ordem tradicional de mordomos do papa. Durante o velório, cerca de 250 mil pessoas se despediram do pontífice.
Além do caráter religioso, o funeral também atraiu diversas autoridades internacionais, incluindo chefes de Estado. A cerimônia segue, com grande participação de fiéis e líderes mundiais, enquanto o Vaticano organiza a transição para a escolha de um novo líder para a Igreja Católica.