Queda foi influenciada pela redução no preço da gasolina
Calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o mais recente Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) registrou deflação em sete capitais do Brasil. Ou seja: o custo dos produtos caiu nessas cidades.
A FGV registrou os dados na última sexta-feira, 22 de julho. De acordo com a instituição, o indicador fechou em -0,44% ao mês. Assim, houve a redução (deflação) dos preços.
Os dados que compõem o índice são coletados nas capitais: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Salvador (BA). A análise de preços ocorre com a seguinte divisão: alimentação, habitação, vestuário, saúde e cuidados pessoais, educação, leitura e recreação, transportes e despesas diversas.
Rio de Janeiro teve a maior deflação (-0,95%). Salvador aparece na segunda posição (-0,71%). Na sequência estão: Belo Horizonte (-0,60%), Recife (-0,58%), São Paulo (-0,39%), Brasília (-0,235) e Porto Alegre (-0,05%).
Segundo o jornal Valor Econômico, o destaque da diminuição dos preços ficou com a gasolina: -8,61%. Além disso, a tarifa de eletricidade residencial também se sobressaiu — a redução chegou a -3,51%.
Nos últimos quatro levantamentos semanais da Agência Nacional do Petróleo, o valor médio cobrado pela gasolina ao consumidor final caiu em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal. Nesse intervalo, a queda chegou a 20%.
REVISTA OESTE