FESTEJOS DE SÃO JOÃO

Destaque

Animado festejo do São João

O nordestino, tradicionalmente um povo sofrido, por motivos diversos, principalmente pela falta de chuvas regulares, extravasa suas lamentações nesta época do ano, quando as festas juninas animam esse povo valente e destemido.

Os festejos juninos, então, reanimam nosso povo, ao som das suas exuberantes músicas e, também, por suas manifestações populares, ao som da sanfona, pandeiro e zabumba, sua marca registrada destacada, ainda antes do surgimento de Luís Gonzaga, sua maior referência.

Mudanças foram introduzidas nas comemorações, quando o modernismo foi introduzido, principalmente com a inclusão de instrumentos musicais mais diversificados. Mesmo assim, o sentido animador do nordestino, é uma marca que se mantem inviolável ao longo do tempo.

É bom que se diga, que o estilo tradicional mantém muitas das suas características, como a tradicional fogueira, o licor, a dança das suas quadrilhas, o início de muitos namoros, e do tradicional arrasta-pé. marcas que jamais deixarão de acontecer.

O São João é, pra muitos, a marca indelével da tradição nordestina, e é sempre visto com justificada simpatia pelos diversos cantos do Brasil. Até mesmo nas duas maiores metrópoles brasileiras, Rio de Janeiro e São Paulo, redutos de considerável número de nordestinos, que lá estão tentando um padrão de vida melhor, mesmo sem nunca esquecerem suas origens e costumes, o São João sempre ganha destaque.

Por ser um país continental, o Brasil é celeiro de diversas manifestações culturais, mas não temos dúvida que o São João nordestino é, no nosso entendimento, a festa que mais identifica o seu povo.

Além de tudo, nos últimos tempos as festas juninas movimentam a combalida economia regional, o que representa um ganho extra para seu povo, além, é obvio, da satisfação de poder comemorar o seu mais festejado e popular santo, que ao lado de São José e de Santo Antônio, lideram a admiração dos nordestinos.

Itapuan Cunha

Editor

Deixe uma resposta