Feriadão na Justiça é desde a ‘quarta-feira Santa’

Coluna do Cláudio Humberto

Feriadão na Justiça é desde a ‘quarta-feira Santa’

Os brasileiros que sofreram com a pandemia, redução de salários e até perda do emprego ainda tentam se reerguer enfrentando a inflação alta e vão trabalhar hoje e durante todo o feriadão da Páscoa, se puderem. Bem diferente do Judiciário. Além de não contribuir com um centavo no enfrentamento dos problemas econômicos decorrentes da pandemia, a Justiça está de folga desde a “quarta-feira Santa”, criada há mais de 50 anos e incluída nos regimentos dos tribunais para garantir a regalia.

Ditadura foi uma mãe

A “quarta-feira Santa” existe no âmbito do Judiciário porque, em 1966, o presidente Castelo Branco propôs e sancionou a folga prolongada.

Parceiros folgados

No Ministério Público, a história é idêntica e com aviso de que não terá expediente. No Legislativo, a folga tem um dia a menos e começa hoje.

Vem mais por aí

Nos três casos, a mamata segue na semana que vem. Com o feriado de Tiradentes na quinta, o “ponto facultativo” na sexta é uma certeza.

É preciso agir

O fato de ocorrer todos os anos e ser alvo de denúncias todos os anos faz parecer que o brasileiro sente mais inveja da folga que indignação.

Também em Brasília, os critérios discutíveis para concessão do benefício também tem facilitado fugas de detentos.

Regras para saidinhas de presos podem mudar

O feriadão de Páscoa é mais um em que as famigeradas “saidinhas” fazem alegria de presos, que aproveitam a complacência da Justiça e não voltam à prisão, como agiram 42% dos beneficiados somente no Rio de Janeiro, em 2021. Por isso, projeto do deputado Gurgel (PL-RJ) endurece as regras e proíbe saidinha de Dia dos Pais ou das Mães para quem matou os pais, como Suzane von Richthofen, ou no Dia das Crianças para quem assassinou os filhos, como o casal Nardoni.

Contam com isso

Para o deputado autor do projeto, “os criminosos, quando presos, já veem nesse benefício uma oportunidade de fuga”.

Sem colher de chá

Pelo projeto, o preso também precisa cumprir um quarto da pena e metade, se reincidente. Se tiver falta grave, cumprirá pena integral.

Na conta deles

Uma das mudanças propostas obriga os bandidos a custearem suas tornozeleiras eletrônicas, sem as quais não teriam direito ao benefício.

Cinco pontos os separam

Após passarem 2021 divulgando distâncias quilométricas entre Lula e Bolsonaro, os institutos de pesquisa mostram agora diferenças cada vez menores. Nesta quarta (13), o Poderdata deu seu número: 5 pontos. A menor diferença desde que o STF tornou Lula elegível.

Ficha caiu

Após pesquisa mostrar crescimento de Bolsonaro, o deputado Marco Feliciano disse que o PT “plantou” notícias de que Lula está sem voz e pode não aguentar a campanha. “É o início da desistência”, desconfia.

Sem ilusões

O senador Alvaro Dias (Pode-PR) disse por que “pela primeira vez” não assina pedido de CPI. “Armar palanque eleitoral e entregar uma grande pizza é tudo que a população não merece nesse ano eleitoral”, disse.

Mal disfarçado

Adepto do cigarro eletrônico, o ministro Fábio Faria (Comunicações) ficou desapontado com a decisão da agência reguladora Anvisa de reiterar sua proibição no Brasil. Faz mais mal que o cigarro comum.

Esses ‘especialistas’…

Sem alarde, o mundo ultrapassou esta semana os 500 milhões de casos de covid. Era o número que especialistas cascateiros citados pela imprensa brasileira previam somente para a Índia, em 2021.

Senhores da guerra

Há 4 anos, Estados Unidos, Reino Unido e França bombardearam a Síria, atingindo áreas residenciais e matando civis, em “retaliação” à velha alegação de “ataque químico”. E essa guerra ainda não acabou.

A ver

O presidente do Cidadania, ex-deputado Roberto Freire, trabalha para viabilizar uma candidatura única [com PSDB, União, Podemos etc.] a presidente. Ele está muito confiante: “Vai acontecer”, garante.

Explicação abrasileirada

O MTA, órgão público dos metrôs de Nova York, insiste que das 10 mil câmeras de segurança do sistema metroviário da cidade, apenas não estão funcionando as três que flagrariam o atentado desta semana.

Pensando bem…

… PT aceitar Alckmin é como um palmeirense roxo ser aprovado como candidato a vice do Corinthians.

DIÁRIO DO PODER – COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO

Deixe uma resposta