Urnas seguem sendo alvo de debate entre TSE, Poder Executivo e militares | Foto: Nelson Jr./Ascom/TSE
O ministro Luiz Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), enviou ofício ao Ministério da Defesa nesta segunda-feira, 13, em resposta à reivindicação da pasta por providências para tornar as eleições mais transparentes.
Na quinta-feira, o ministro Paulo Sérgio Nogueira, da Defesa, havia encaminhado a Fachin sete propostas sobre as eleições deste ano. O presidente do TSE agradeceu a mensagem e exaltou “o necessário diálogo interinstitucional em prol do fortalecimento da democracia brasileira”.
“Renovo os nossos respeitosos cumprimentos a Vossa Excelência, igualmente expressando nossa elevada consideração às Forças Armadas e a todas as instituições do Estado Democrático de Direito no Brasil”, afirmou Fachin, no ofício a Paulo Sérgio Nogueira.
Também nesta segunda-feira, em mais uma resposta aos questionamentos dos militares, o TSE emitiu nota sobre a contagem simultânea de votos, argumentado que a prática já é possível há várias eleições.
“O Tribunal Superior Eleitoral disponibilizará os Boletins de Urna enviados para totalização e as tabelas de correspondências efetivadas na sua página da internet, ao longo de todo o período de recebimento, como alternativa de visualização, dando ampla divulgação nos meios de comunicação”, manifestou o TSE.
Compartilhe essa matéria:
Relacionado