Edir Macedo, o cérebro por trás da Igreja Universal do Reino de Deus e dono da TV Record, viu sua fortuna dobrar em apenas dois anos e meio, de acordo com a Forbes. Em 2021, ele possuía um patrimônio de 1 bilhão de dólares, que saltou para 2 bilhões de dólares no ranking global de bilionários da Forbes mais recente, o equivalente a cerca de 10 bilhões de reais.
Aos 79 anos, Macedo agora se encontra na 1623ª posição no ranking da Forbes, em pé de igualdade com Roberto Irineu Marinho, o primogênito do fundador da Rede Globo, Roberto Marinho. Segundo informações do site Coluna Financeira, é interessante notar que os outros dois filhos de Roberto Marinho, João Roberto e José Roberto Marinho, têm individualmente 100 milhões de dólares a mais do que Macedo.
Macedo fundou a Igreja Universal em 1977 e, desde então, transformou a organização em uma potência cristã com presença em dezenas de países. Em 1989, ele comprou a TV Record. Sob sua orientação, a emissora saiu de um estado de degradação e se tornou uma força importante na televisão brasileira, atualmente em segundo lugar na audiência do Ibope, superando o SBT.
Além de seu trabalho como televangelista, Macedo diversificou seus investimentos ao comprar o banco Digimais, que se especializa em crédito consignado e financiamentos, estendendo assim sua influência ao setor financeiro.
Macedo divide seu tempo entre São Paulo e Atlanta, nos Estados Unidos, e é casado com Ester Bezerra desde 1971. O casal tem três filhos: Cristiane, Viviane e Moisés. Cristiane, a filha mais velha, tem um papel de destaque na Record, onde apresenta o programa “The Love School” (Escola do Amor) e supervisiona a produção de novelas da emissora.