A vice ex-prefeita de Barreiras, Karlúcia Macêdo, esteve na manhã desta segunda-feira, 31 de março, na sede da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap), em Salvador. Em reunião com o secretário José Castro, foram debatidos projetos de ressocialização para o Conjunto Penal de Barreiras, além da construção de parcerias com instituições ligadas à reintegração social.
Durante o encontro, o foco foi a busca por estratégias que fortaleçam as ações de inclusão, qualificação e reconstrução da dignidade dos internos. A articulação também demonstra a atenção de Karlúcia Macêdo às pautas sociais e à importância do engajamento de lideranças regionais em temas estruturantes para o Oeste baiano.
Em declaração à imprensa, Karlúcia Macêdo destacou a relevância do diálogo com o Governo do Estado:
“Discutir ressocialização é discutir segurança pública com responsabilidade. Acredito que o Conjunto Penal de Barreiras pode ser referência em ações de reinserção, e para isso é fundamental que estejamos abertos ao diálogo com quem pode ajudar a transformar realidades”, afirmou.
José Castro também ressaltou o compromisso da Seap com uma gestão participativa.
“Começando a semana com muito trabalho. Recebi em meu gabinete a ex-prefeita de Barreiras, Karlúcia Macêdo. Discutimos sobre as ações de reinserção da nossa secretaria no Conjunto Penal de Barreiras. As portas da Seap sempre estarão abertas para debates que promovam o bem-estar e a dignidade dos internos das unidades prisionais do estado”, declarou o secretário.
A visita pode abrir caminho para novas ações no sistema penitenciário da região, com foco em oportunidades reais de reintegração e ressocialização, a partir da educação, da capacitação profissional e do envolvimento direto da sociedade civil.