Washington acusa Teerã de enriquecer seu urânio e planejar construir armas nucleares
A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, criticou a postura do governo brasileiro em permitir que navios iranianos atracassem no Rio de Janeiro. Desde de 26 de fevereiro, dois navios de guerra do Irã estão nas águas nacionais, com autorização do governo federal. A permissão consta no Diário Oficial da União.
Em entrevista coletiva, a porta-voz destaca que a postura do Brasil em “hospedar embarcações navais iranianas pertencentes a um regime que está brutalmente reprimindo seu povo envia uma mensagem na direção errada”. Karine também criticou o envio de armas de Teerã para Moscou.
Os Estados Unidos acusam o Irã de enriquecer seu urânio, que teria o objetivo de fabricar armas nucleares bélicos. “O Brasil é um país soberano, que toma suas próprias decisões e decide como se relacionar com outros países, inclusive o Irã”, disse a porta-voz. “Mas, em uma visão mais ampla, esses navios têm sido usados para facilitar atividades ilícitas. Deixamos claro para os países relevantes que esse navios não deveriam atracar em nenhum país.”
Mesmo antes da chegada dos navios ao Brasil, a embaixadora norte-americana em Brasília, Elizabeth Bagley, pediu que o governo não permitisse que os navios atracassem.
“No passado, esses navios facilitavam o comércio ilegal e as atividades terroristas”, disse, na ocasião. “E também receberam sanções pelos EUA. O Brasil é uma nação soberana, mas acreditamos firmemente que esses navios não devem atracar em lugar nenhum.”
REVISTA OESTE