Estudantes da UFOB se destacam com trabalhos inovadores em Congresso Internacional

Destaque

Estudantes de Medicina da UFOB foram reconhecidos por projetos que abordam saúde e educação popular no 16º Congresso Internacional da Rede Unida

Estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) foram reconhecidos no 16º Congresso Internacional da Rede Unida, realizado no início deste mês no campus da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Os trabalhos premiados fazem parte do Programa de Extensão “Educação Popular em Saúde”, coordenado pela professora Etna da Silva, do Centro das Ciências Biológicas e da Saúde.

Essas premiações refletem o comprometimento dos estudantes e da UFOB em promover uma educação voltada para a prática e o impacto social, mostrando a relevância das ações de extensão universitária para a formação de profissionais de saúde comprometidos com a sociedade.

O destaque do evento foi o trabalho intitulado “Saúde, Arte e Literatura de Rua: exposição e diálogos sobre a população em situação de rua em uma festa literária”, desenvolvido pelos estudantes Sophia Arruda, Nayara Seara, Maria Júlia Moraes, Júlia Reimann, Izadora Costa, Roberts Porto, Fábio Segundo e Ellen dos Santos. Este trabalho conquistou o VIII Prêmio Mário Quintana e relata a experiência do Projeto Além da Rua na exposição Programa Despertar, que ocorreu no estande da UFOB durante a Festa Literária Internacional de Barreiras 2024.

O Projeto Além da Rua é uma iniciativa educativa realizada no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) em Barreiras. Ele foi iniciado como parte do componente curricular Práticas em Saúde Coletiva na ESF I e foca em três frentes principais: encontros semanais de educação popular em saúde com a população em situação de rua, produção e divulgação de materiais de comunicação sobre saúde em redes sociais, e ações interativas em espaços públicos de Barreiras.

Outro trabalho premiado foi “Cuidando de Quem Cuida: um relato de experiência acerca da abordagem do autocuidado e saúde para mulheres no dia das mães”, elaborado pelos estudantes Débora Moura, Bárbara Loyola, Beatriz Marques, Emille de Araújo, Karen Martins e Letícia Silva. Este trabalho recebeu uma das três menções honrosas do VII Prêmio Victor Vincent Valla. Ele destaca uma ação extensionista da Liga Acadêmica de Medicina de Família e Atenção Primária, que promoveu atividades educativas com mães e gestantes sobre autocuidado no bairro de Santa Luzia e na comunidade rural de Mucambo, em Barreiras.

Além desses, foram apresentados no congresso os resumos “Além da Rua: experiências de comunicação em saúde sobre a população em situação de rua”, pelos estudantes Manuela Achtschin, Natália Guimarães, Karina Augusto, Mariana Dantas, Ana Luisa Campanharo, Vanessa Santos, Érico Guedes e Marco Kyle, e “Além da rua: experiência de educação popular em saúde com a população em situação de rua no Centro POP”, elaborado por Iasmine Favaro, Ananda Coelho, Luana Martinez, Monique Martins e Rodrigo do Carmo.

Sobre o Programa Educação Popular em Saúde – O Programa de Extensão “Educação Popular em Saúde” visa desenvolver ações de extensão universitária baseadas na educação popular em saúde, com ênfase na integração ensino-serviço-comunidade e na formação pela prática profissional. Mais informações sobre o programa podem ser encontradas no link saudepopular.ufob.

Se Liba Barreiras

Deixe uma resposta