O estado que é o maior produtor de arroz do Brasil pode ser muito prejudicado pelas enchentes na região
Enchentes no estado têm prejudicado negociações agrícolas. (Foto: Pixabay).
As intensas chuvas enchentes que afetam o Rio Grande do Sul têm o potencial de reduzir significativamente as rendas dos orizicultores do estado, que é o principal produtor de arroz do Brasil.
O desastre climático traz também preocupação com o abastecimento no Brasil e seus impactos custo de vida das famílias, especialmente as mais pobres.
Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a colheita, que já estava bastante atrasada em relação a anos anteriores, pode ser ainda mais prejudicada.
Colaboradores consultados relatam que as recentes tempestades deixaram as lavouras debaixo d’água, inviabilizando as atividades.
Saca de arroz. (Foto: Pixabay).
Além disso, algumas estradas estão interditadas, o que também dificulta o carregamento do cereal. Esse cenário aumenta as incertezas quanto à produtividade da safra 2023/24, ainda conforme apontam pesquisadores do Cepea.
Dados do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) divulgados no dia 22 de abril indicavam que, até aquele momento, a média era de 8.612 quilos por hectare no estado.
SOJA