Ambos os pacientes da Neuralink sofreram lesões medulares
Elon Musk Foto: EFE/EPA/MICHAEL REYNOLDS
A Neuralink, empresa de implantes cerebrais de Elon Musk, realizou com sucesso a implantação de seu chip cerebral em um segundo paciente, conforme anunciado pelo próprio Musk durante uma entrevista a um podcast. As informações são do Tera.
Apesar do sucesso inicial com dois pacientes, a Neuralink continua na fase de testes de seus dispositivos cerebrais em pessoas com lesões na medula espinhal. No começo deste ano, a empresa realizou seu primeiro implante em Noland Arbaugh, de 29 anos, que ficou paralisado dos ombros para baixo há oito anos, após um acidente de mergulho.
Arbaugh comparou a experiência de usar o implante da Neuralink a manipular a Força da franquia Star Wars, permitindo-lhe mover o cursor na tela apenas com o olhar.
Em março, Arbaugh apareceu em um vídeo jogando xadrez em um laptop, compartilhado online pela Neuralink. A gravação tinha como objetivo demonstrar a capacidade do paciente de controlar o cursor do mouse e jogar xadrez usando o implante cerebral.
Durante a entrevista no podcast, Musk mencionou que o segundo paciente também possui uma lesão na medula espinhal semelhante à de Arbaugh, mas não forneceu detalhes sobre a idade ou sexo do novo paciente.
“Não quero azarar, mas parece ter corrido muito bem com o segundo implante. Há muito sinal, muitos eletrodos. Está funcionando muito bem”, comentou Musk.