Após 471 dias sob cativeiro na Faixa de Gaza, as três reféns Romi Gonen, Doron Steinbrecher e Emily Damari finalmente puderam encontrar suas famílias, neste domingo (19). Israel compartilhou fotos emocionantes delas reunidas com seus parentes após serem libertadas por meio de um acordo de cessar-fogo firmado entre o país e o grupo terrorista Hamas, após meses de negociação.
Nas imagens, é possível ver que uma delas, Emily Damari, de 28 anos, se encontra com a mão enfaixada. Ela teve dois de seus dedos amputados, após ser baleada pelos terroristas no ataque do dia 7 de outubro de 2023. Sua mãe, Mandy Damari, conta que ela foi “baleada na mão, ferida por estilhaços na perna, vendada, e colocada na parte de trás de seu próprio carro” no dia do atentado.
Hoje sorridente ao lado da matriarca, Emily aparece com a mão envolta pelos curativos acenando para os demais familiares em uma chamada de vídeo. Tanto ela quanto Romi, de 24 anos, e Doron, de 31, foram inicialmente levadas ao ponto de recepção no Sul de Israel e depois encaminhadas de helicóptero para o Centro Médico de Sheba, em Tel Aviv.
Nas redes sociais, também é possível ver vídeos do comovente reencontro das três reféns com seus parentes. Ainda há registros dos familiares comemorando ao assistirem, em transmissão ao vivo, à chegada das jovens a Israel. Assista às gravações a seguir: